top of page
Buscar

A volta às aulas está chegando, mas e o orçamento, como fica?

assessoriasesunipa

Na próxima segunda-feira, 10 de março, as aulas dos cursos presenciais e EAD da Unipampa retornam, mas a universidade segue enfrentando sérios problemas estruturais e orçamentários. O orçamento de 2025, que é essencial para a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas, ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional. Essa aprovação, que deveria ter ocorrido em dezembro, segue sendo usada como forma de chantagem política sobre o governo federal. Apesar das promessas, a votação foi adiada repetidamente e agora está prevista para o dia 15 de março.


A Sesunipampa solicitou informações detalhadas à reitoria sobre o orçamento há mais de duas semanas, mas até o momento não obteve qualquer retorno. A falta de um orçamento aprovado e a ausência de transparência na comunicação com a comunidade acadêmica acentuam o cenário de incerteza sobre a universidade e suas condições de trabalho e ensino.


Desde o final de 2024, o ANDES, junto ao Fonasefe e outras entidades de servidores públicos federais, tem intensificado a mobilização pela aprovação do orçamento de 2025. Com a aproximação da votação, a luta ganha força na Jornada de Luta, que terá sua principal ação no dia 11 de março, com uma paralisação que reivindica não só a aprovação da LOA, mas também o cumprimento dos acordos firmados após as greves do ano passado, incluindo a pauta salarial e as condições de trabalho.


É urgente que o governo e o congresso aprovem um orçamento estruturado que atenda as reais necessidades da educação pública e dos serviços públicos no Brasil.

 
 
 

Commentaires


logo (1).png
LOGO SESUNIPAMPA FUNDO BRANCO 1_edited.jpg
bottom of page