top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

ADUFPel promove seminário sobre retorno presencial nos dias 27 e 28 de maio

25 de maio de 2022



A ADUFPel-SSind irá promover, nos dias 27 e 28 de maio, o seminário “Qual universidade estamos construindo para o retorno presencial?”, no auditório da nova sede (rua Quinze de Novembro 110). O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da entidade, será mais um espaço direcionado à ampliação do debate sobre o retorno presencial na UFPel, que já vem sendo amadurecido pelos docentes em reuniões e rodas de conversa.


Segundo Valdelaine da Rosa Mendes, diretora da Seção Sindical e coordenadora local do Grupo, o seminário tem por objetivo discutir as mudanças que ocorreram nas instituições de ensino superior nos últimos dois anos de pandemia e refletir sobre como tem sido organizado o retorno às atividades presenciais.

“A ideia é que esse diálogo seja construído em conjunto com as demais entidades do ANDES-SN no Rio Grande do Sul e outras locais para entender como cada uma está organizando esse retorno presencial, tanto em termos de demandas dos estudantes e dos trabalhadores quanto em relação às lacunas de represamento e de abandono, e para pensar qual Universidade estamos construindo para esse retorno”, apontou.


A primeira mesa terá a presença da docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adriana D'Agostini, e busca realizar uma análise mais geral sobre conjuntura. No sábado de manhã, ocorrerá uma apreciação, em nível estadual, com relatos das Seções Sindicais sobre a situação do processo em cada uma das instituições. À tarde, acontecerá uma roda de conversa para articular ações e chegar a encaminhamentos que ajudem a construir o retorno.


A atividade é aberta a todos e todas e acontecerá na nova sede da ADUFPel, respeitando todos os protocolos sanitários necessários para a segurança dos participantes. A apresentação do passaporte vacinal e o uso de máscara são obrigatórios.

Se necessitar de intérprete de Libras, envie solicitação para secretaria@adufpel.org.br até o dia 23 de maio.


A ADUFPel pede também preenchimento de formulário pra controle de serviço de buffet que será disponibilizado no segundo dia do evento, aqui.


Confira a programação:

27 de maio (sexta-feira) 19h - Mesa: As instituições públicas de ensino e o retorno presencial no país

Convidada: Adriana D'Agostini, professora da UFSC

20h30 - Atividade Cultural

28 de maio (sábado)

9h às 12h - Mesa: Retorno presencial nas instituições federais de ensino no RS

Relatos: ADUFPel, Aprofurg, Sesunipampa, Sedufsm, Sindoif, ANDES-SN/UFRGS


12h - Almoço coletivo

14h - Mesa: Retorno presencial na UFPel

Relatos: ADUFPel, ASUFPel e DCE


14h45 - Roda de conversa sobre retorno presencial

16h30 - Encaminhamentos

17h - Encerramento


Fonte: Assessoria ADUFPel

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page