Assembleia da Sesunipampa rejeita nova proposta do governo e referenda contraproposta do CNG/ANDES.
No último dia 22 de maio, docentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) se reuniram para uma assembleia geral da categoria. A pauta incluía diversos temas, tais como informes, apreciação de uma nova proposta apresentada pelo governo e a contraproposta do ANDES, no âmbito do movimento grevista nacional, além do impacto dos extremos climáticos na instituição.
Na parte de informes, a Diretoria destacou a mobilização da Sesunipampa em auxiliar comunidades afetadas pela calamidade climática no estado, distribuindo recursos recebidos pelo ANDES-SN e Regional para populações atingidas.
O ponto central da discussão foi a nova proposta apresentada pelo governo às reivindicações da categoria em greve. Ressaltou-se a importância de garantir a recomposição do orçamento – pauta fundamental para a mobilização - e a reorganização da carreira de forma coerente - conforme historicamente defendida pelo sindicato, com progressão uniforme ao longo dos anos de trabalho - além de pautas não econômicas.
Durante o debate, foram levantadas preocupações quanto às perdas salariais recentes e a discrepância entre as propostas do governo e do sindicato. O aumento para outros setores, como a polícia federal, aprovado anteriormente, foi citado como exemplo de desigualdade. Neste quesito, a proposta do governo mantém o reajuste zero para o ano de 2024, permanecendo distante da contraproposta apresentada pelo CNG/ANDES, que reivindica o reajuste em diferentes percentuais ao longo dos próximos anos, incluindo este.
Tendo sido submetidas à votação, a categoria docente rejeitou a proposta do governo, e referendou a contraproposta do CNG/ANDES, os resultados foram encaminhados ao sindicato nacional.
Por fim, tratou-se do impacto dos extremos climáticos na comunidade da UNIPAMPA. A Diretoria reforçou os argumentos da nota publicada na terça passada, destacando especialmente o modo como a Instrução Normativa nº 5 estabeleceu a retomada das atividades acadêmicas. A avaliação é que a IN expressa um modo apressado e contraditório, sem considerar a possibilidade de prorrogação do calendário acadêmico, de modo a preservar a qualidade das atividades de ensino, ao invés de estabelecer diferentes modos de atividades remotas, com dimensões ambíguas.
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