16 de setembro de 2021
Na tarde de ontem (15), a Sesunipampa realizou Assembleia da categoria. As pautas eram 1) informes, 2) conjuntura e 3) 13° CONAD extraordinário.
A abertura da assembleia foi feita com o informe de importantes notícias para a categoria dos e das docentes da Unipampa. Recentemente, como divulgado em matéria, a Sesunipampa foi vitoriosa em ação judicial movida contra a administração da universidade por via da assessoria jurídica, relativa à progressão e promoção na carreira docente.
Foram lembradas as ações que estão acontecendo no sindicato, como a construção do diálogo sobre a democracia com a Campanha Primavera Democrática, assim como do acompanhamento do sindicato aos ataques e omissões da Reitoria.
Os atos golpistas promovidos pelo bolsonarismo no dia 7 de setembro, segundo avaliação da diretoria da Sesunipampa, não tiveram o peso anunciado, mas não podem ser subestimados, pois apontam a necessidade urgente de respostas que defendem as liberdades democráticas. No sentido de resistência, a luta sindical deve intensificar a pressão contra a PEC 32 que promove o desmonte do serviço público. Outras intervenções apontaram também a intensificação da mobilização pelo “Fora Bolsonaro”, a partir do crescimento da ameaça golpista. Já há datas anunciadas de atos nos dias 02 de outubro e 15 de novembro, sendo tarefa da categoria a construção conjunta dos mesmos.
Também foi discutido o rebatimento da conjuntura no âmbito da Unipampa, destacando-se a falta de posicionamento crítica da gestão frente à política do governo federal. Foi aprovado consensualmente o encaminhamento da construção de uma nota da diretoria da Sesunipampa que denuncie o caráter golpista dos atos de 07 de setembro, a defesa das liberdades democráticas, a importância da luta contra a Reforma Administrativa e que cobre posicionamento da reitoria em relação aos mesmos temas.
O último ponto da pauta foi relacionado ao 13º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, que será realizado, de forma remota, nos dias 15 e 16 de outubro. Ficou deliberado por consenso dos/as presentes que o prof. Guinter Tlaija Leipnitz será o delegado da Sesunipampa com o colega prof. Caiuá Cardoso Al-Alam como observador suplente e a prof.ª Suzana Cavalheiro de Jesus como observadora.
Para mais informações sobre o 13° CONAD Extraordinário, acesse aqui.
Assessoria Sesunipampa
Comments