top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Assembleia docente aprova apoio a paralisações estudantis e à interrupção do calendário


Em assembleia da Sesunipampa na quarta-feira (14), docentes debateram a mobilização contra os cortes e contingenciamento das finanças da universidade. Estudantes também participaram, com relatos sobre a situação de precariedade que têm atravessado, em virtude dos impactos que afetam auxílios, bolsas e seu direito à alimentação. As diferentes ações de mobilização foram informadas, com alguns campi paralisados e/ou ocupados.


As responsabilidades da Reitoria em relação ao desamparo do segmento discente foram apontadas, pois a gestão não demonstra o estabelecimento de um planejamento diante da gravidade das condições de sobrevivência de estudantes, a partir dos impactos dos cortes, principalmente no que se refere ao fechamento dos RUs.


É importante ressaltar que a situação de precariedade não pode ser normalizada, e que não será resolvida simplesmente pelo pagamento das bolsas e auxílios. Por isso, a mobilização com paralisações e ocupações (respeitando-se a particularidade de cada campus) deve ser apoiada pela categoria docente, e a interrupção do calendário é um instrumento inclusive importante para docentes e discentes na recuperação das atividades de ensino de forma mais adequada, diante da realidade concreta de já haver paralisação em algumas unidades da Unipampa.


Levando em conta tudo isso, docentes presentes aprovaram na assembleia dois encaminhamentos: o apoio às ações de mobilização e ocupação estudantil e o apoio à interrupção do calendário acadêmico.


A Sesunipampa também informou que providencia a compra de cestas básicas em solidariedade a estudantes em dificuldade. A ação é realizada a partir dessa semana, estendendo-se até a semana que vem.

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page