top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Assembleia docente avalia proposta do governo e escolhe delegada para o 67° CONAD do ANDES-SN


Na assembleia realizada ontem, docentes presentes discutiram a avaliação da proposta do governo para a categoria e a escolha de uma delegação para participar do CONAD.


O primeiro ponto discutido foi a proposta do governo, apresentada no último dia 17. Foi consenso entre os docentes que a proposta foi muito pouco alterada em relação à anterior, não contemplando a questão do reajuste salarial ser iniciado ainda em 2024. Houve alguns avanços importantes, como a conquista da isonomia entre docentes da carreira EBTT e do Magistério Superior, no que tange ao controle de frequência, com a alteração do decreto nº 1590/1996.


No âmbito orçamentário, o governo anunciou, no dia 10 de junho, uma verba de 737 milhões de reais para universidades e institutos federais. No entanto, esse montante ainda é considerado insuficiente para atender às necessidades das instituições federais de ensino, muito distante dos R$ 2,5 bilhões reivindicados inicialmente para as universidades e dos R$ 1,5 bilhões para a educação básica, técnica e tecnológica, necessários não apenas para recompor orçamento, mas garantir investimento no ensino federal.


Apesar de a proposta ainda estar aquém da pauta construída coletivamente no âmbito do movimento sindical, os docentes reconheceram que a greve está tendo um papel crucial para impulsionar o governo a agir. Na votação, a proposta do governo foi rejeitada por uma margem estreita, aspecto que reflete a complexidade do momento, com parte da categoria entendendo a dificuldade de avançar mais no contexto da greve, expressando solidariedade com colegas das instituições que estão paralisados há dois meses. Igualmente, foi destacada a importância de manter a mobilização, em caso de companheiros e companheiras decidirem pela saída coletiva da greve, para garantir que as reivindicações da categoria continuem sendo debatidas e disputar o orçamento de 2025.

Também foi discutida e aprovada consensualmente a escolha da professora Susana Cavaleiro de Jesus como delegada para representar a Sesunipampa no 67º CONAD do ANDES-SN, a ser realizado em Belo Horizonte, entre os dias 26 e 28 de julho.

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page