Em um país como o Brasil, o serviço público é um setor estratégico para atender a população e para diminuir as desigualdades.
Por isso que o Fonasefe, lança a Carta-manifesto às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Serviço Público e das Servidoras e Servidores.
O texto diz que há "carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude", expressa o documento.
Para o Fonasefe, a PEC 32, que trata da Reforma Administrativa, é, neste momento, a principal tentativa de desmonte do serviço público, com "precarização dos serviços públicos, terceirização, corte de direitos antecipando os ataques da reforma administrativa, assim como propicia o retorno ao sistema anterior de ingresso no serviço público por indicação e não por concurso público. Esse governo é responsável também pelo congelamento de salários de servidoras e servidores públicos federais, em um período de inflação recorde em um só governo neste século".
Comments