Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e se temos algo para comemorar, são as Terras Indígenas protegidas, que ainda guardam 80% da biodiversidade de todo planeta.
Na contramão dos alertas sobre a crise climática que enfrentamos no mundo, o agronegócio responde por 90% do desmatamento no Brasil, no último ano. De acordo com um levantamento do MapBiomas, uma parcela de 0,96% das propriedades rurais do Brasil, devastou sozinha mais de 1,8 bilhão de hectares.
Trata-se de uma quantidade pequena de fazendas gigantes, latifúndios, que continuam expandindo as fronteiras do capital para ampliar suas produções para exportação. Nos últimos 5 anos o agronegócio foi responsável por 97% de toda a perda de vegetação no Brasil.
Apesar de haver o registro de 11,6% de queda no desmatamento em relação ao ano anterior, isso não é suficiente para lidar com o aquecimento global e suas consequências.
O modelo econômico do agronegócio é um modelo falido. Significa o lucro de poucos e a morte de todos nós. É preciso mudar a realidade do campo, democratizar e demarcar as terras no Brasil. Aí então, poderemos comemorar o nosso cuidado com o meio ambiente.
Fonte: Apib Oficial
Comments