28 de abril de 2022
Imagem: Divulgação
Realizada na tarde desta quarta-feira (27), Assembleia da Sesunipampa teve como pontos de destaque a participação da seção sindical no 40° Congresso do Andes-SN, realizado em Porto Alegre no mês de abril, a caravana de sindicalização, o retorno presencial, a paralisação do(a)s servidore(a)s públicos federais de hoje (28) e o funcionamento das assembleias devido ao retorno presencial.
As delegadas Juliana Brandão e Suzana Cavalheiro de Jesus, que participaram do 40º Congresso do Andes-SN, pontuaram a relevância da experiência de compor uma delegação formada por mulheres (feminina e feminista), de aproximarem-se dos debates junto às demais seções sindicais do país e compreenderem um pouco melhor as dinâmicas que configuram o Sindicato Nacional.
Além disso, está sendo organizada a primeira etapa da Caravana de Sindicalização da Sesunipampa, com diálogo e entrega de materiais nos campi de São Borja (16/05/22), Itaqui (17/05/2022) e Uruguaiana (18/05/2022). As próximas etapas, nos demais campi da Unipampa, serão realizadas entre os meses de junho a agosto.
No que diz respeito ao retorno presencial, a avaliação é de que há um cenário de incertezas sobre o orçamento da universidade, com cronogramas de funcionamento dos Restaurantes Universitários estruturados de forma distinta, a depender do campus e das dinâmicas dos contratos com as empresas terceirizadas, e com flexibilização dos protocolos sanitários, especialmente no que se refere ao uso de máscaras. Com isso, o(a)s docentes acreditam que essa dinâmica segue a lógica da responsabilização individual dos cuidados sanitários.
Para o dia de paralisação nacional, pelo reajuste emergencial de 19,99% já! e em defesa dos serviços públicos, a orientação da seção sindical à categoria foi de se somar aos atos e mobilizações locais, onde houver.
Por fim, considerando o estatuto do Andes-SN, algumas definições sobre a forma de realização das Assembleias devem sofrer alterações, com o retorno presencial e o fim de estado de emergência sanitária, estipulado pelo Ministério da Saúde. O intuito é utilizar o Zoom, respeitando as particularidades da Unipampa e as disposições estatutárias, que preveem o acesso a partir do local de trabalho.
Assessoria Sesunipampa
Comments