top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Em assembleia, docentes defendem o caráter público da Universidade e aderem ao ato de 2 de Outubro

30 de setembro de 2021




Docentes da Unipampa participaram na tarde de ontem (28) da Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Sesunipampa. Devido ao atual contexto nacional e local, as pautas foram: 1) Informes; 2) Debate sobre fundações; 3) Regulamentação das Atividades de Ensino de Transição (AETs) e 4) Mobilização “Fora Bolsonaro” de 02 de outubro.


A Unipampa apresentará em CONSUNI no dia de hoje (30) a minuta do projeto em que pretende estabelecer parceria com Fundações de Apoio. Nesse sentido, o sindicato buscou dialogar sobre o impacto das Fundações na vida da comunidade acadêmica, bem como do ensino, da pesquisa e da extensão. A assembleia, portanto, reafirmou a postura do ANDES-SN, contrária ao estabelecimento de parceria com Fundações de Apoio, que possuem caráter privado. Por esse motivo, a defesa deve ser por um orçamento público estruturado, com a atuação da universidade socialmente referenciada, e não na lógica do mercado.


No que diz respeito à Regulamentação das Atividades de Ensino de Transição (AETs), a assembleia enfatizou a importância de pautar no âmbito dos espaços de participação docente (comissões de curso, comissões de ensino, conselhos de campus etc) questionamentos que pautem o compromisso da instituição com a segurança da comunidade acadêmica no contexto de crise sanitária. Tais como a garantia de transporte, restaurante universitário e moradia para estudantes provenientes de municípios do entorno das cidades-sede dos campi. Sobretudo, que a Unipampa atue de maneira transparente em todas as suas decisões que irão interferir diretamente na vida de docentes, técnicos/as e discentes.


Por último, como orientação do ANDES-Sindicato Nacional e como postura que tem sido adotada pelo sindicato de oposição ao governo federal, docentes em assembleia defenderam a adesão aos atos do dia 2 de outubro em defesa da vida, das liberdades democráticas e pelo #ForaBolsonaro. Reitera-se o uso de máscara, o distanciamento adequado e uso de álcool em gel. Caso não possa comparecer nos atos, divulgue nas redes sociais.


Assessoria Sesunipampa


Leia também:


12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page