Donald Trump retoma a presidência dos Estados Unidos em 2025, após vencer com facilidade Kamala Harris, contrariando previsões de uma disputa acirrada. Seu retorno levanta alertas sobre o fortalecimento da extrema direita global, cujos movimentos, liderados por figuras como Matteo Salvini, Marine Le Pen e Pablo Marçal, estão crescendo.
Paolo Demuru, pesquisador e autor do livro Políticas do Encanto: extrema direita e fantasias de conspiração, analisa o fenômeno, explicando que o populismo de extrema direita prospera ao oferecer respostas simplificadas para questões complexas. Suas narrativas conspiratórias, que misturam elementos reais e fantasiosos, criam um sentimento de pertencimento e encantamento. Essas ideias atraem especialmente aqueles desiludidos com as desigualdades do sistema neoliberal, proporcionando uma sensação de "grande revelação" sobre um suposto controle das elites.
Demuru também aponta como a política atual tem sido moldada pela linguagem das redes sociais, com estratégias como indiretas e ambiguidade, comuns no discurso político moderno. Ele destaca o papel de Steve Bannon, que usou sua experiência com propaganda e cinema para construir uma rede internacional de direita, ampliada pelas redes sociais. Esse movimento é marcado pela junção de discursos extremistas, religiosos e de bem-estar, criando uma ideologia que favorece respostas individualistas e enfraquece o coletivo.
Fonte: Agência Pública
Comments