top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Nota da Sesunipampa sobre a consulta eleitoral para cargo de reitor/a

A diretoria da Sesunipampa vem a público se posicionar perante a conjuntura da consulta para o cargo de Reitor/a da Unipampa. Enquanto seção sindical, buscamos estabelecer o debate o mais transparente possível, preservando as liberdades democráticas e primando pela autonomia universitária. Defendemos que o processo de escolha das Reitorias seja feito pela comunidade acadêmica, iniciando e se encerrando na instituição. Defendemos o fim da lista tríplice e processos de consulta, no mínimo, paritários. Trata-se de uma luta histórica do ANDES – Sindicato Nacional.


Enquanto coletivo organizado, atuamos pelo princípio da independência, que nada se assemelha à neutralidade política. O sindicato, por sua natureza estatutária, é independente de gestões, governos e partidos políticos. Por esta razão, nossa diretoria não manifesta apoio público a nenhuma das chapas concorrentes e coloca-se inteiramente à disposição para construir o bom debate, para pautar a universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.


Repudiamos a informação recebida pela Sesunipampa, de que nomes de pessoas que compõem esta direção sindical, de forma ativa, estejam sendo utilizados de modo distorcido para atacar candidaturas. Temos mantido uma posição de independência marcada por amplo respeito junto a quem participa do pleito, sem perder nosso papel de questionar pautas e tensionar posições, que é o dever de um sindicato. Todo posicionamento nosso é publicizado em nossos canais de comunicação oficiais.


Neste sentido, contribuímos com a consulta para reitor/a, a partir da organização e realização de um debate qualificado com todas as candidaturas que estão no pleito, pautando elementos que são fundamentais na atual conjuntura das universidades públicas federais do país.


Reafirmamos nosso compromisso com a autonomia e por um projeto de universidade popular a serviço dos interesses da classe trabalhadora!


Sesunipampa, presente!

7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page