top of page
Buscar

Painel sobre orçamento e discussão dos acordos de greve marcam reunião do Setor das IFES do ANDES

assessoriasesunipa

A reunião do Setor das instituições federais de ensino do ANDES, conhecida como IFES, ocorreu em Porto Alegre no fim de semana de 23 e 24 de novembro, com a participação da Sesunipampa. O encontro foi realizado excepcionalmente na capital gaúcha devido à realização do seminário da Comissão da Verdade, que aconteceu de quinta-feira a sábado.


Entre os principais temas debatidos, destacou-se o painel sobre orçamento apresentado pelo professor Paulo Rubin Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco. Ele discutiu a composição da Lei Orçamentária Anual (LOA) e as amarras do orçamento público no Brasil, apontando as amarras impostas por dispositivos neoliberais desde a década de 1990. Santiago defendeu a desnaturalização do ajuste fiscal e da política de austeridade, destacando a importância de alternativas para superar essa abordagem.


Outro ponto central foi a análise da efetivação dos acordos de greve firmados entre o sindicato e o governo após o término do movimento grevista. A diretoria do ANDES apresentou informes sobre o andamento dos grupos de trabalho formados, como o que trata do reenquadramento de aposentados e da possibilidade de entrada lateral nas carreiras do magistério federal. O sindicato também segue atuando nas mesas de negociação com o Ministério da Educação sobre medidas acordadas que não têm impacto orçamentário imediato.


Apesar das negociações, a recomposição salarial, um dos principais pontos da greve, ainda não foi encaminhada ao Legislativo. Por isso, o sindicato discutiu ações de mobilização, incluindo uma possível semana de lutas das IFEs, entre os dias 9 e 13 de dezembro, para pressionar o governo a cumprir os acordos firmados.


Além disso, foram abordados outros temas como a análise de conjuntura, o plano de lutas do setor e as pautas que serão debatidas no 43º Congresso do ANDES, que ocorrerá em janeiro de 2025. A formulação do projeto de carreira única, aprovado no Conad Extraordinário de outubro, a questão da participação de seções sindicais em processos de consultas para eleição de dirigentes das universidades, bem estratégias de campanha de sindicalização, também estiveram em pauta.





 
 
 

Comments


logo (1).png
LOGO SESUNIPAMPA FUNDO BRANCO 1_edited.jpg
bottom of page