A reunião do Setor das instituições federais de ensino do ANDES, conhecida como IFES, ocorreu em Porto Alegre no fim de semana de 23 e 24 de novembro, com a participação da Sesunipampa. O encontro foi realizado excepcionalmente na capital gaúcha devido à realização do seminário da Comissão da Verdade, que aconteceu de quinta-feira a sábado.
Entre os principais temas debatidos, destacou-se o painel sobre orçamento apresentado pelo professor Paulo Rubin Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco. Ele discutiu a composição da Lei Orçamentária Anual (LOA) e as amarras do orçamento público no Brasil, apontando as amarras impostas por dispositivos neoliberais desde a década de 1990. Santiago defendeu a desnaturalização do ajuste fiscal e da política de austeridade, destacando a importância de alternativas para superar essa abordagem.
Outro ponto central foi a análise da efetivação dos acordos de greve firmados entre o sindicato e o governo após o término do movimento grevista. A diretoria do ANDES apresentou informes sobre o andamento dos grupos de trabalho formados, como o que trata do reenquadramento de aposentados e da possibilidade de entrada lateral nas carreiras do magistério federal. O sindicato também segue atuando nas mesas de negociação com o Ministério da Educação sobre medidas acordadas que não têm impacto orçamentário imediato.
Apesar das negociações, a recomposição salarial, um dos principais pontos da greve, ainda não foi encaminhada ao Legislativo. Por isso, o sindicato discutiu ações de mobilização, incluindo uma possível semana de lutas das IFEs, entre os dias 9 e 13 de dezembro, para pressionar o governo a cumprir os acordos firmados.
Além disso, foram abordados outros temas como a análise de conjuntura, o plano de lutas do setor e as pautas que serão debatidas no 43º Congresso do ANDES, que ocorrerá em janeiro de 2025. A formulação do projeto de carreira única, aprovado no Conad Extraordinário de outubro, a questão da participação de seções sindicais em processos de consultas para eleição de dirigentes das universidades, bem estratégias de campanha de sindicalização, também estiveram em pauta.
Comentarios