top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Plenária debate Grupos de Trabalho, Novo Ensino Médio e mobilização da categoria

A Assembleia da Sesunipampa, realizada na última quarta-feira (23), foi marcada por discussões acerca de mobilizações, a questão do Novo Ensino Médio e a criação de Grupos de Trabalho (GTs) no âmbito das seções sindicais do ANDES-SN.


A diretoria anunciou a organização da primeira etapa da próxima caravana da seção sindical, que deve percorrer todos os campi da universidade entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Destacou ainda a presença da Sesunipampa no campus de Caçapava do Sul durante o SIEPE/UNIPAMPA, reforçando também a panfletagem que está acontecendo nos diversos campi, neste início de semestre. Também foram expostos os informes gerais dos pontos discutidos na reunião presencial da diretoria em Bagé, ocorrida em 12 de agosto.


O primeiro ponto de pauta abordou a questão da recomposição salarial. O sindicato prevê que o governo deve enviar ao Legislativo a Lei Orçamentária Anual (LOA) até 31 de agosto, e que essa discussão tem sido conduzida pela Mesa Nacional de Negociação Permanente, especificamente pela mesa central. Com a aprovação do Arcabouço Fiscal, espera-se uma nova proposta do governo. Uma grande mobilização em Brasília está agendada para 30 de agosto, visando pressionar o Executivo. Há possíveis datas de paralisações nas Instituições de Ensino Superior.


O segundo ponto tratou do Novo Ensino Médio (NEM). O ANDES-SN tem se posicionado pela revogação desse programa. A campanha de outdoors foi divulgada em diversos campi da Unipampa e também por Seções da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


O terceiro ponto tratou da formação de Grupos de Trabalho (GTs) nas seções sindicais, que são fundamentais para subsidiar os Cadernos de Textos e envolver a base sindical nas lutas travadas pelo sindicato. Foram aprovados os seguintes GTs: GTPE – Grupo de Trabalho de Política Educacional; GTPAUA – Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental; e GTPCEGDS – Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual


Após a conclusão dos pontos de pauta, a assembleia foi encerrada, consolidando discussões cruciais para o sindicato e para a categoria, no próximo período.

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page