top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Primeira etapa da Caravana de Sindicalização da Sesunipampa tem saldo positivo

Atualizado: 20 de mai. de 2022

19 de maio de 2022


Diretoria da Sesunipampa e Assessoria Jurídica na Caravana de Sindicalização


Entre os dias 16 a 18 de maio, a Sesunipampa realizou a Caravana de Sindicalização nos campi de São Borja, Itaqui e Uruguaiana. Na ocasião, diretore(a)s da seção sindical conversaram com docentes, TAEs e estudantes dos campi, entregaram material informativo e realizaram reuniões nos locais com o objetivo de fortalecer a luta sindical na Unipampa.

Seção sindical em conversa com TAEs em Itaqui


Segundo o vice-presidente do sindicato, Jefferson Rocha, a mobilização nos últimos dias foi bastante positiva e contou com a boa receptividade da comunidade acadêmica. Segundo Jefferson, “a preocupação dos professores foi quase unânime em relação ao quadro da nossa categoria. Nós tivemos, nos últimos tempos, ataques enormes à educação, à saúde, a todo o serviço público. Ao mesmo tempo, nós sabemos que a resistência dos profissionais da educação sempre foi uma grande questão tratada com muita força pelo Sindicato Nacional”.


Diretoria da Sesunipampa em diálogo com docente no Campus de Uruguaiana


A Sesunipampa, lembra Jefferson, esteve sempre presente na defesa dos direitos da categoria. “Nós sempre mostramos que somos unidos, que defendemos uma pauta coletiva. Estaremos sempre na luta na busca por uma educação de qualidade e valorização da categoria”, completa.


Sesunipampa entregou a docentes kit com material informativo, caneca, lápis, adesivo e ecobag no Campus de São Borja


A Caravana contou com a presença da Assessoria Jurídica do sindicato, com o advogado Tiago Schneider, que explicou dúvidas a respeito da progressão, aposentadoria e referente às conquistas realizadas pela Sesunipampa em pautas relacionadas à categoria docente.


Segundo Suzana Cavalheiro de Jesus, diretora do sindicato, "em uma realidade de multicampi, como a que temos na Unipampa, a Caravana de Sindicalização representa um momento de aproximação e diálogo com docentes, cujo caráter fundamental é fortalecer a percepção de que a seção sindical é feita de pessoas. A materialidade da luta não se traduz apenas nos resultados, mas no trabalho cotidiano, na compreensão dos desafios do dia a dia, na escuta e na organização. É na luta organizada que qualquer conquista coletiva pode ser estruturada. Sabemos da importância dos comunicados oficiais via secretaria e do papel fundamental da imprensa sindical. Contudo, a comunicação virtual nem sempre basta para que as e os docentes sintam-se pertencentes às pautas que a seção sindical tem levado adiante".


Nesse sentido, Suzana afirma que "saber que a Sesunipampa existe é diferente de ver a direção da Sesunipampa estruturando espaços de diálogo e convidando para a luta organizada. A presença, a troca de ideias, o fortalecimento da base, a chamada à sindicalizar-se e a contribuir voluntariamente com a seção, são elementos fundamentais na escolha de defender a educação pública – elementos que somente se materializam em momentos como estes da Caravana".


As próximas etapas, nos demais campi da Unipampa, serão realizadas entre os meses de junho a agosto e a divulgação será realizada por e-mail, redes sociais e whatsapp.


Assessoria Sesunipampa


39 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page