top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Reunião dos setores das IFES delibera agenda de mobilizações em defesa do serviço público

13 de janeiro de 2022




Na última quarta-feira (12), foi realizada a reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), vinculadas ao Andes-SN. Após declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito de reajuste salarial a alguns setores do serviço público, a reunião teve como objetivo planejar a realização de debates com a base docente, a fim de construir uma forte mobilização diante desse cenário.


As falas das pessoas presentes na reunião expressaram acúmulo de encaminhamentos de uma reunião anterior da direção nacional do Andes-Sindicato Nacional com representantes de diversas entidades sindicais vinculadas à administração pública federal.


O debate tratou a respeito da disparidade de posicionamentos do governo federal diante da concessão de reposições salariais à apenas algumas categorias do serviço público, os policiais federais. A atitude, além de possuir forte conotação política pelo aceno direcionado à parte de sua base de apoio em ano eleitoral, fere expressamente o princípio constitucional da isonomia com respeito às demais categorias do serviço público, que estão fora do planejamento de reposições e com salários defasados há mais de cinco anos.


Diante desse cenário, encaminhou-se a realização de rodadas de assembleias de 17 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, com vistas à construção de greve unificada do Serviço Público Federal.


A pauta da greve é composta pela reposição salarial (com índice definido no FONASEFE); melhores condições de trabalho para os servidores públicos; revogação da Emenda Constitucional 95; e a construção de planejamento específico da educação com as demais entidades que atuam nas Instituições Federais de Ensino Superior. Pretende-se também fortalecer a mobilização da base para a realização de um dia de paralisação e luta proposto pelo FONACATE no próximo dia 18 de janeiro de 2022.


Assessoria Sesunipampa

Comments


bottom of page