A Sesunipampa participou, no sábado (20), da reunião de agosto da direção da Regional do ANDES-SN com as seções sindicais do Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada na sede da Sedufsm, em Santa Maria.
Dois dos pontos de pauta deram ênfase aos cortes e contingenciamentos que vêm acometendo as instituições públicas de ensino superior, em maior ou menor grau. Foram apontadas, na reunião, inconstitucionalidades em relação a exigências de carga horária docente (EBTTs), e a necessidade de composição de demandas conjuntas e unificadas nas seções sindicais, como estratégia de luta.
Os reflexos desses cortes, como vem denunciando a Sesunipampa, afetam o funcionamento das instituições – nos transportes para discentes, por exemplo, ou no número de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados que operam serviços essenciais nas universidades. A Adufpel distribuiu recentemente o impresso “Voz Docente”, no qual relata o retorno às atividades presenciais da Federal de Pelotas no que considera o “pior cenário da sua história recente”.
O próximo encontro das seções sindicais do Rio Grande do Sul acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, presencialmente, no campus do IFRS em Osório – você poderá se informar, nos meios de comunicação da Sesunipampa, sobre mais detalhes nas próximas semanas.
As seções sindicais deliberaram também sobre a organização de uma live que abordará o tema da aposentadoria docente, especificamente sobre o Decreto 10.620 e seus impactos sobre a carreira do pessoal ativo e inativo.
Comments