top of page
Buscar
  • assessoriasesunipa

Sesunipampa repudia mensagem da Prograd sobre mobilizações estudantis diante de cortes orçamentários




A Sesunipampa repudia a mensagem enviada na quinta-feira (8), via e-mail pela PROGRAD, intitulada "Orientações: Mobilizações estudantis diante dos cortes orçamentários" que traz também em anexo o Ofício n.º 170/2022.


As mobilizações estudantis se dão em um contexto perverso, de esgotamento dos recursos da universidade. São um alento de luta daqueles/as que não aceitam os cortes e o esvaziamento das finanças da Unipampa.


São diversos/as estudantes que tiveram todas as bolsas e auxílios atrasados, o que se mostra como uma política nefasta do atual governo federal, em um final de ano que já demonstrava adversidades, com o fim de contratos de RUs.


O Ofício da PROGRAD desrespeita as manifestações quando insiste em criar orientações para organização estudantil e relacionar listas de presenças de estudantes nos atos, adotando postura persecutória, não assumindo o diálogo que o momento exige. Ainda, insiste veementemente na efetivação do calendário acadêmico em um momento completamente adverso em que nossa comunidade estudantil está completamente desamparada, passando necessidades sociais e psicológicas. Não vivemos uma normalidade. Fundamental entender que vivemos em um momento de exceção e que a luta se coloca como necessária. O movimento mais uma vez ensina a comunidade da Unipampa a como fazer resistência, a como fazer vivência acadêmica não resignada e crítica.


É imprescindível respeitarmos a autonomia dos/as estudantes.


A Reitoria não deveria de forma alguma tensionar as mobilizações e inclusive abrir margem para enfrentamentos e perseguições. Pelo contrário, deveria estar trazendo garantias objetivas de complementação dos auxílios e bolsas em diálogo radical com discentes, garantindo também com tranquilidade a realização efetiva dos atos e mobilizações.

A SESUNIPAMPA se coloca solidária ao movimento estudantil, apoiando as manifestações e a luta pela permanência.


Abaixo toda forma de autoritarismo! Pelo direito aos atos e manifestações estudantis!

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page