Ações para população LGBTQIA+ avançam próximo à Conferência Nacional
- assessoriasesunipa
- 30 de jun.
- 1 min de leitura

A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, marcada para 21 a 25 de outubro de 2025, em Brasília, retoma após um hiato de nove anos a participação social na formulação de políticas públicas para essa população. Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento reunirá 1.212 delegados eleitos, membros do Conselho Nacional e convidados, para discutir propostas nos eixos: enfrentamento à violência; trabalho e renda; interseccionalidade; e institucionalização de políticas.
As conferências estaduais estão em andamento, após a realização das livres e locais. A metodologia, baseada na democracia participativa, retoma práticas usadas nos governos Lula e Dilma, que fortaleceram políticas como o Programa Brasil Sem Homofobia e o reconhecimento do nome social. A conferência de 2025 deve estabelecer diretrizes para o novo Plano Nacional dos Direitos LGBTQIA+ e consolidar mecanismos de controle social.
A realização do evento havia sido interrompida nos governos Temer e Bolsonaro, marcados pelo desmonte da participação civil e pelo enfraquecimento das políticas voltadas à população LGBTQIA+. A retomada das conferências é vista como essencial para o fortalecimento da democracia e para garantir que as políticas públicas reflitam as demandas da sociedade.
Fonte: Brasil de Fato
Comments