Contra o trabalhador: 70% dos deputados são contrários ao fim da escala 6×1, aponta Quaest
- assessoriasesunipa
- 2 de jul.
- 1 min de leitura

A pesquisa do Instituto Quaest divulgada em 2 de julho revelou que 70% dos deputados federais são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 — seis dias de trabalho seguidos por um de descanso. Apenas 22% apoiam a mudança e 8% não opinaram.
A rejeição é maior entre deputados da oposição (92%) e da direita (88%). Mesmo entre parlamentares de esquerda, não há maioria: 49% apoiam e 49% rejeitam a proposta. Na base do governo, 44% são favoráveis e 55% contrários. O levantamento ouviu 203 deputados entre maio e junho.
A PEC, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol), sugere uma jornada semanal de 36 horas em quatro dias, com oito horas de trabalho e uma de almoço por dia. A proposta busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente em setores que exigem esforço físico intenso. Contudo, enfrenta resistência de setores empresariais que temem prejuízos à produtividade e aumento de custos.
Protocolada em fevereiro de 2025, a proposta ainda não começou a tramitar na Câmara. Ela surgiu a partir do movimento Vida Além do Trabalho, iniciado pelo vereador Ricardo Azevedo (Psol-RJ), que reuniu 1,5 milhão de assinaturas em apoio à causa.
Fonte: Brasil de Fato
Comments