Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - 25 de julho
- assessoriasesunipa
- 25 de jul
- 1 min de leitura

O dia 25 de julho carrega um significado profundo de luta, reconhecimento e resistência. Instituído oficialmente após o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em 1992, na República Dominicana, a data simboliza a organização coletiva de mulheres negras que, diante de tantas violências estruturais, decidiram fortalecer suas vozes e construir estratégias de enfrentamento ao racismo, ao machismo e à desigualdade social que atravessam suas realidades.
No Brasil, a data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei nº 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma das mais importantes lideranças quilombolas da história do país, símbolo da resistência contra a escravidão e da luta por liberdade e dignidade do povo negro.
Celebrar o 25 de julho é reconhecer o legado de luta das mulheres negras, suas conquistas históricas e os muitos desafios que ainda persistem. É afirmar que sem elas não há justiça social, democracia plena nem futuro digno.








Comentários