Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - 19 de junho
- assessoriasesunipa
- 12 de jun.
- 1 min de leitura

Neste 12 de junho, reafirmamos a urgência de enfrentar o trabalho infantil em todas as suas formas. É preciso denunciar, resistir e exigir ações efetivas do Estado para garantir uma infância protegida, com acesso pleno à educação, à saúde e ao lazer.
De acordo com dados da PNAD Contínua/IBGE, em 2022, cerca de 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil. Desses, mais de 700 mil estavam envolvidos em atividades perigosas, como trabalho forçado, exploração sexual e tarefas prejudiciais à saúde e à segurança.
O trabalho infantil fere direitos fundamentais, impede o acesso e a permanência na escola, compromete o desenvolvimento físico e emocional e perpetua o ciclo da pobreza. Apesar da proibição legal, o problema persiste e se agrava diante do desmonte de políticas públicas.
Combater o trabalho infantil é lutar por justiça social, equidade e dignidade para todas as crianças e adolescentes. Trabalho Infantil é crime! Denuncie no Disque 100.
Comments