top of page

Nova diretoria da Sesunipampa toma posse em assembleia com balanço da gestão e alerta para os desafios orçamentários da Unipampa

  • assessoriasesunipa
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura


A Sesunipampa realizou, na quarta-feira (21), assembleia geral com a participação de representantes dos campi de São Gabriel, Bagé, Santana do Livramento, São Borja, Jaguarão, Caçapava do Sul e Dom Pedrito. A reunião foi marcada por importantes deliberações, entre elas a celebração da transição de gestão, a apresentação da prestação de contas da diretoria anterior, a posse da nova direção e o debate sobre os impactos das restrições orçamentárias (Ofício Circular nº 2) da Reitoria, além da suspensão do funcionamento do Restaurante Universitário (RU).


Na abertura dos trabalhos, a mesa foi composta por integrantes da gestão que se despedia, entre eles Suzana Cavalheiro de Jesus, presidenta, e o secretário-geral Giuseppe Betino De Toni. Um dos informes centrais foi a continuidade da assessoria jurídica, que permanecerá sendo prestada pelo escritório Paese & Ferreira, agora sob novo contrato, firmado diretamente com a Sesunipampa, visto que o contrato com a Regional fora descontinuado. A manutenção do serviço foi apontada como estratégica para a defesa dos direitos da categoria, especialmente em um cenário de instabilidade institucional.


Suzana apresentou um balanço positivo da gestão encerrada, destacando o expressivo crescimento no número de docentes sindicalizados — atualmente 81, quase o dobro em relação ao início do mandato. Ela também valorizou a participação da base em caravanas, e a presença da Sesunipampa nos eventos nacionais do ANDES, como o Seminário de Multicampia e Fronteira, e ressaltou a importância da assessoria jurídica na conquista da ação de auxílio-transporte, que hoje serve como jurisprudência para outras instituições, como a Universidade Federal de Roraima.


Outro ponto de destaque foi a prestação de contas do biênio, apresentada pelo tesoureiro Caiuá Cardoso Al-Alam, que reuniu dados sobre receitas e despesas da seção sindical. Apesar das dificuldades enfrentadas, o balanço evidenciou o comprometimento da Sesunipampa com a participação ativa em espaços decisórios fundamentais para os rumos da educação pública.


Em seguida, ocorreu a posse da nova diretoria, que assume em um contexto de grandes desafios. Em sua saudação, Renato da Costa, novo presidente, chamou atenção para a falta de um orçamento estruturado na Unipampa e a crescente dependência de emendas parlamentares. Ele reafirmou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento da mobilização docente e agradeceu à comissão eleitoral pela condução transparente e tranquila do processo de escolha.


A parte final da assembleia foi dedicada à análise do Ofício Circular nº 2 da Reitoria, que trata da contenção de gastos, em um contexto já marcado pelo não funcionamento dos Restaurantes Universitários em quatro dos campi da UNIPAMPA. A Reitoria foi criticada pela postura refratária ao diálogo e pela falta de transparência na gestão orçamentária. Também foi debatida a necessidade de revisão do atual modelo de terceirização dos RUs, considerado ineficiente e prejudicial à comunidade acadêmica. A nova diretoria assumiu o compromisso de buscar, com urgência, uma reunião com a Reitoria para tratar dessa e de outras pautas estratégicas para a categoria.


Diante dos desafios impostos pela atual conjuntura, a nova gestão da Sesunipampa reafirmou seu compromisso com a luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Em meio às incertezas orçamentárias e às ameaças aos direitos conquistados, a diretoria assume a missão de fortalecer a organização coletiva e a mobilização da base docente em defesa da educação pública.




 
 
 

Comments


logo (1).png
LOGO SESUNIPAMPA FUNDO BRANCO 1_edited.jpg
bottom of page