ONG ‘da morte’ apoiada pelos EUA fecha temporariamente centros de ajuda em Gaza
- assessoriasesunipa
- 4 de jun.
- 1 min de leitura

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada por EUA e Israel e acusada de atrair palestinos para a morte durante distribuições de alimentos, suspendeu temporariamente suas atividades em Gaza nesta quarta-feira (4), prometendo reabertura no dia seguinte. A decisão ocorreu após a morte de dezenas de pessoas em ações de distribuição de ajuda. A ONG começou a operar recentemente, após Israel suspender parte do bloqueio à Faixa de Gaza.
A medida veio após a nomeação de Johnnie Moore, pastor de extrema direita ligado a Trump e Netanyahu, como novo presidente da GHF. A ONU classificou o ataque israelense de terça-feira (3), que matou 27 palestinos em busca de comida, como um crime de guerra. Outro ataque no fim de semana já havia matado 31 pessoas. Muitas ONGs e a própria ONU desconfiam da imparcialidade da GHF e evitam parcerias.
Nesta quarta (4), outros 12 civis morreram em novo ataque israelense. A ONU se prepara para votar uma resolução pedindo cessar-fogo e acesso humanitário, mas há possibilidade de veto dos EUA.
Fonte: Brasil de Fato
Comments