Sindicato da educação divulga situação das escolas públicas do Rio Grande do Sul
- assessoriasesunipa
- 15 de abr.
- 1 min de leitura

O Cpers Sindicato divulgou os resultados da pesquisa Radar, que investigou a realidade das escolas estaduais do RS entre fevereiro e março de 2025. A pesquisa revelou a falta de mais de 1.600 profissionais (entre professores, funcionários e especialistas), além de problemas estruturais graves em quase metade das escolas respondentes. As principais carências incluem rede elétrica deficiente, infiltrações, obras inacabadas e ausência de ventilação adequada, o que prejudica o funcionamento em dias de calor extremo.
A caravana do sindicato, que percorreu 42 núcleos, reforçou esses achados e apontou o adoecimento da categoria por sobrecarga de trabalho e metas excessivas. A presidenta do sindicato, Rosane Zan, criticou as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e convocou a categoria para a Assembleia Geral de 11 de abril, onde será discutido um calendário de mobilização por reajuste salarial de 12,14%, melhores condições de trabalho e um plano para lidar com eventos climáticos.
Em resposta, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que o governo investiu mais de R$ 180 milhões na recuperação das escolas danificadas por enchentes, melhoria da infraestrutura e contratação emergencial de profissionais. A Seduc destacou a redução no tempo de início das obras e o aumento dos investimentos desde 2023.
Fonte: Brasil de Fato








Comentários